O inbound marketing é uma estratégia de marketing conhecida e utilizada no mundo todo.
Em uma era digital em que a cada dia se conhece mais sobre novos caminhos, é importante estar atento ao que realmente vale a pena investir, e o inbound é um deles.
Mas é importante lembrar que este não é o único caminho e que ele não precisa andar sozinho.
Segundo a Hubspot, 68% dos profissionais acreditam que essa é uma estratégia efetiva. Quer entender melhor sobre o inbound e se ele realmente vale a pena? Vem comigo.
O inbound marketing
Imagine que você quer vender uma trufa que você fez para alguém. Ao invés de dizer “compre minha trufa”, você dá razões para que a pessoa queira comprar a sua trufa sem precisar usar essas palavras.
Isso é inbound marketing.
Nessa estratégia de marketing, você quer atrair e encantar os prospects para a sua marca e a conversão desse prospect em cliente é uma consequência desses passos.
E a partir do momento que você conquista esses clientes, eles viram embaixadores da sua marca, trazendo outras pessoas para serem encantadas como eles foram e isso vira um ciclo.
Se você quer entender mais sobre o inbound e conhecer todos os pontos que compõem essa estratégia de maneira geral, confira o nosso artigo “O beabá do inbound marketing”.
Como é colocado em prática?
Primeiramente, é importante lembrar a metodologia inbound:
- Atrair;
- Engajar;
- Encantar;
- Repetir
Agora é hora de entender quais os tópicos necessários para aplicar o inbound:
Entenda qual é o seu objetivo
Como começar a pensar em desenvolver qualquer coisa sem saber o que você quer atingir? Não tem como. E com o inbound não é diferente.
Por isso, pense e entenda, antes de tudo, qual é o seu objetivo com a estratégia que você vai desenvolver, onde você quer chegar e o que quer atingir.
Para você entender melhor, veja alguns objetivos que você pode ter:
- Aumentar presença de marca;
- Realizar mais vendas;
- Melhorar o relacionamento com os clientes;
- Expandir sua atuação
Defina o seu público
Definir quem é o seu público é o primeiro passo. Aqui você precisa saber, dentre toda a população, qual é a parcela que você quer atingir com a sua marca.
Pense em quem se interessaria pelo seu produto ou serviço, faça pesquisas e análises para conseguir ser o mais assertivo possível.
Entenda que o seu público não é aquele que você deseja que seja o consumidor da sua marca, mas aquele que de fato se interessa por ela.
Crie a sua persona
Falamos no artigo “Buyer-personas e sua importância para o seu negócio” sobre a importância da persona para uma estratégia de marketing bem-sucedida.
Relembrando, a buyer-persona é uma representação semifictícia de um cliente ideal da sua empresa.
A criação é realizada através de análise, pesquisa e observações das pessoas que compram com você.
Aqui você analisa dentro seu público já definido, qual é aquele potencial cliente da sua marca e cria a sua persona bem definida com nome, profissão, idade, hobbies, metas, sonhos etc.
Ao pensar na sua buyer-persona, mantenha em mente que você pode definir quantas forem necessárias para a sua estratégia e não focar somente em uma.
Porém, tenha foco naquilo que você precisa e evite criar diversas personas que não serão úteis e somente atrapalharão o seu trabalho.
Foque na jornada de compra
A jornada de compra é o caminho que toda pessoa percorre até chegar a uma compra. Não importa o que seja, desde uma bala até escolher uma instituição de ensino.
Ela é fundamental para que você consiga criar o melhor conteúdo possível. Confira suas etapas:
- Aprendizado: o potencial comprador ainda não sabe que tem um problema;
- Conhecimento: o prospect está enfrentando e expressando os sintomas de um problema ou oportunidade;
- Consideração: o prospect já definiu claramente e deu nome ao problema ou à oportunidade;
- Decisão: o prospect já decidiu sua estratégia, método ou abordagem para a solução.
O objetivo da jornada de compra é fornecer conteúdos que sejam interessantes. Então pense no conteúdo que você vai desenvolver para nutrir as pessoas que estão em cada um desses estágios com posts, vídeos, e-books, infográficos etc.
Entenda mais a fundo a jornada de compra no nosso artigo: Afinal, o que é a jornada de compra?”
Momento do funil de vendas
Você já definiu seu público, sua persona e sua jornada de compra. Agora é hora de um tópico que na verdade trabalha em conjunto com a jornada de compra, que é o funil de vendas.
O funil de vendas, também chamado de pipeline, é uma técnica estratégica que mostra a jornada do cliente e vai do início do contato dele com a empresa até o fechamento do negócio.
O funil, como relembramos acima, é dividido em topo, meio e fundo. Mas cada um deles representa subdivisões que facilitam o entendimento de para quem você está fazendo conteúdo e como ele deve ser.
- O topo de funil, estágio de aprendizado, é dividido em geração de leads e qualificação de leads. Nesse primeiro momento, os visitantes estão em busca de recursos educacionais e um chatbot pode ser a melhor ferramenta conversacional. Como conteúdo, pense em posts de blog e infográficos, por exemplo.
- No meio do funil, estágio de consideração, estão os leads qualificados de marketing (MQL) ou lead qualificado de vendas (SQL). A qualificação ocorre quando os leads se mostram mais propensos a aderir ao seu negócio e possuem grandes chances de se tornarem clientes. Nesse estágio, pense em posts de blog, e-books e podcasts e em usar canais como o WhatsApp.
- Já no fundo do funil, estágio de decisão, é onde estão as oportunidades e os clientes. Essas pessoas querem entrar em contato com a equipe, podem achar que ter acesso ao chat ao vivo é a opção mais útil, já como conteúdo relevante são válidos, por exemplo, cases de clientes, depoimentos e reviews de produtos.
Leia o artigo: Funil de vendas: entenda o que é e como utilizá-lo
Mensure os resultados
Se tem algo que podemos destacar como uma grande vantagem do marketing online de forma geral, é a possibilidade de analisar os resultados da estratégia colocada em prática.
Mensurar os resultados de forma assertiva e contínua é talvez uma das maiores responsabilidades de quem trabalha com inbound.
Isso porque é através das análises dos dados que você consegue entender a performance do seu trabalho.
O que está funcionando e o que não está, o que precisa ser melhorado e o também o que pode ser retirado de vez.
Analise métricas que realmente são importantes e que vão te indicar o caminho a ser seguido, como:
- Tráfego;
- CPL (custo por lead);
- ROI (retorno sobre investimento);
- Taxa de conversão;
- Conversão do funil.
Motivos para investir no inbound marketing
Se você chegou até aqui, sem dúvida alguma você acompanhou todos os artigos anteriores relacionados a inbound marketing e está se perguntando se realmente vale a pena investir nesta estratégia.
Pois bem, como qualquer outro investimento, é preciso considerar diversos fatores, entre eles, se será benéfico, lucrativo e se realmente dará certo para a sua empresa.
E podemos assegurar que não há dúvidas de que o inbound é uma das melhores estratégias de marketing para implantar nos seus negócios e vê-lo render cada vez mais.
Ainda não está convencido? Listamos alguns motivos que vão fazê-lo entender o porquê o inbound marketing é fundamental para o seu negócio:
Baixo custo
De acordo com dados da pesquisa 2012 State of Inbound Marketing Report, realizada pela Hubspot, referência na área de marketing, os gastos com o inbound são 61% mais baixos quando comparados aos do marketing tradicional (outbound).
Isso ocorre porque a utilização da grande maioria das redes sociais é gratuita, todas as ações são feitas online e as campanhas são segmentadas e bem direcionadas.
Ou seja, elas têm retorno apenas daqueles que realmente possuem algum interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Estratégias mensuráveis
O inbound marketing permite que possamos mensurar todo e qualquer dado obtido com as ações de uma campanha, diferentemente do outbound.
Desse modo, há facilidade da avaliação de todos os retornos obtidos e torna possível investir no que é mais lucrativo para a empresa.
Atrai mais clientes e torna-os fiéis à marca
Segundo 60% dos especialistas da área de marketing entrevistados na pesquisa Not Another State of Marketing Report 2021, também realizada pela Hubspot, o que torna um cliente fiel à marca é a confiança que ele tem na empresa e a forma com que ela conduz o relacionamento desde o primeiro contato para auxiliá-lo na resolução do seu problema.
Os clientes chegam à empresa de maneira orgânica
Através do inbound marketing a conversão de leads em clientes é feita de maneira totalmente orgânica: acontece por meio do conteúdo divulgado em blogposts, e-books, imagens, infográficos, webinars, entre outros, que vão chamar a atenção do consumidor e educá-lo.
Dessa forma, atrai-se somente o público que realmente está interessado em seu produto ou serviço.
Continuidade
Diferentemente do marketing tradicional, o investimento no inbound é contínuo.
Os conteúdos divulgados sejam por meio de blogposts, infográficos, e-books, etc., estão sempre disponíveis para serem acessados onde quer que seja e os clientes possuem total acesso a eles.
Conteúdo relevante
A grande vantagem do inbound é podermos compartilhar um conteúdo relevante ao público e ajudá-lo a identificar o seu problema ou oportunidade.
Uma vez que o material é capaz de suprir uma necessidade, ele acaba sendo compartilhado, divulgado novamente e, consequentemente, atraindo mais possíveis clientes para a sua empresa.
Torna a marca autoridade no assunto
Quando um material de conteúdo relevante é criado, as chances de que ele se torne autoridade no assunto aumentam significativamente. E quando se é autoridade, transmite-se confiança aos demais, o que facilita a relação entre cliente e marca, possibilitando a fidelização.
Automatização
O inbound permite a automação de gestão e processos por meio de softwares e ferramentas que auxiliam na execução das estratégias de marketing de maneira precisa, minimizando significativamente os problemas e facilitando diversas etapas do relacionamento com os leads e clientes.
Permite um bom ranqueamento no Google
Com a utilização correta das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) – otimização de mecanismos de buscas -, as chances de que a sua empresa alcance o topo do ranqueamento no Google são enormes.
Dessa forma, também é possível aumentar o número de visitas e vendas do seu negócio.
Mantém sua presença online
Mesmo que sua empresa seja física, é fundamental fazer com que ela esteja presente e seja atuante no mundo virtual também.
O inbound marketing faz com que a sua marca seja lembrada tanto online quanto offline, e isso faz toda a diferença.
Integração de ações
Campanhas de inbound marketing são capazes de integrar diversos meios de propagação e de mensurá-los, diferentemente do outbound, em que é difícil realizar a métrica.
Não há desperdício de oportunidades
Com o inbound marketing é possível utilizar a estratégia certa, para a pessoa certa e no momento certo.
E mesmo que acabe atingindo pessoas que não estão à procura do seu produto ou serviço no momento, elas podem acabar se tornando clientes futuros. Dessa forma, são evitados desperdícios de oportunidades.
Agora você percebe o quanto é vantajoso investir e implantar o inbound marketing nos seus negócios?
Aproveite e conheça mais sobre inbound através de nossos outros artigos:
Buyer Personas e sua importância para os negócios
Afinal, o que é a jornada de compra?
Funil de vendas: entenda o que é e como utilizá-lo
7 ferramentas de inbound marketing para você conhecer
Baixe também o nosso ebook “Inbound marketing: um guia completo para criar estratégias eficientes”.