O que é SEO e como melhorar sua posição no google

SEO
Templune / Pixabay

Otimização para mecanismos de buscas é uma tradução literal do termo Search Engine Optimization (SEO).

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas que ajuda a tornar o conteúdo melhor posicionado nos resultados orgânicos (não pagos) dos mecanismos de buscas como Google e Bing.

Realizar um bom trabalho de SEO é fundamental no mundo digital. Afinal, você pode até pagar para aparecer, mas é sempre melhor ser localizado organicamente, sem custo financeiro.

O guia básico do SEO

É importante ressaltar que apenas técnicas não colocarão seu site nas primeiras posições do Google ou do Bing. O significado e importância do seu conteúdo é essencial para ganhar posições orgânicas nos mecanismos de busca.

A proposta desse guia é a associação de conteúdo de qualidade com técnicas efetivas que ajudarão seu site a competir nos buscadores.

O conteúdo é importante, mas, ainda que digam que ele é Rei, sem um bom serviço de SEO seu excelente conteúdo não será encontrado no mundo virtual e todo seu trabalho de marketing de conteúdo acabará por não atrair os visitantes.

O básico do SEO é:

  1. Faça um excelente conteúdo
  2. Escreva para pessoas e não para buscadores
  3. Faça um post para pessoas usando técnicas de SEO

Obviamente, escrever para pessoas e prover conteúdo que ajude as pessoas é o principal quando falamos de Marketing de Conteúdo. No entanto, o Blog ou Site como um todo deve ser organizado e otimizado para buscadores.

O objetivo final de técnicas de SEO é posicionar o conteúdo na primeira página de resultados para uma palavra-chave ou para um conjunto de palavras-chave.

O Google ainda domina o mercado de buscadores, mas não custa muito dar uma atenção ao Bing da Microsoft.

Sabemos que são centenas de aspectos que o Google e o Bing levam em conta para rankear o conteúdo da internet.

No entanto, não sabemos exatamente quais são os critérios exatos. Vamos às dicas essenciais.

17 Dicas Simples e Matadoras de SEO

Na verdade, ainda não existe na internet nenhum guia de verdade que indique quais são os fatores usados para escolher as 10 melhores páginas para uma busca no Google ou no Bing.

Quando eu falo de 10 melhores posições é que porque 10% das pessoas chegam a entrar em algum conteúdo da segunda página. Logo, seu conteúdo deve chegar nos 10 primeiros para ter bons resultados.

O ideal é conquistar uma das 3 primeiras posições porque, de acordo com um estudo feito pela Optify, metade dos clique ficam os resultados das três primeiras posições.

O mínimo que você precisa fazer é:

  1. Encontrar a palavra-chave correta
  2. Fazer um bom título que tenha a palavra-chave
  3. Adicionar a palavra-chave no title tag da página
  4. Adicionar apenas 1 termo em H1 e que ele tenha a palavra chave
  5. Adicionar alguns termos em H2 e que alguns deles tenham a palavra chave
  6. Adicionar title tag nas imagens
  7. Escrever a palavra-chave de forma natural ao longo do texto
  8. Adicionar links para outros sites de forma natural ao longo do texto
  9. Adicionar links internos para seu site de forma natural ao longo do texto
  10. Usar sinônimos da palavra-chave de forma natural ao longo do texto
  11. Procurar conteúdos antigos para linkar com conteúdo novo a cada texto produzido
  12. Usar certificado SSL para conexões seguras
  13. Produzir conteúdo original e evitar duplicidade
  14. Produzir conteúdo para um persona
  15. Produzir conteúdo num determinado nicho
  16. Produzir conteúdo de forma constante
  17. Atualizar o conteúdo antigo

Perceba que eu repeti várias vezes o termo “de forma natural ao longo do texto”. Essa repetição é para que você realmente entenda que não adianta mais escrever para o Google e sim para pessoas.

Você não precisa ficar repetindo a palavra-chave muitas vezes e sim fazer um bom trabalho no geral observando, no mínimo, todos os itens que eu coloquei na lista anterior.

Ao final, certamente, você irá ganhar notoriedade com o tempo e seu texto terá mais chances de chegar na primeira página quiça entre os 3 primeiros resultados.

O tempo é um aspecto importante. Não adianta pensar que basta aplicar técnicas de otimização no conteúdo e ele automaticamente irá para primeira página.

A lista anterior do mínimo é conhecida como SEO On-Page e existe também o SEO Off-page que é um frase é encontrar uma forma de adquirir links para seu texto.

Existem várias técnicas de linkbuilding que você pode usar e o básico, mas tenha cuidado para não atuar com técnicas nocivas, as famosas técnicas black hat, porque isso acabará por prejudicar seu texto.

A otimização off-page é determinada pelos seguintes fatores:

  1. Número de links de outros sites
  2. Diversidade dos links de outros sites
  3. Qualidade dos sites que adicionam links
  4. Texto âncora dos links

O ideal é encontrar formas de captar links para seu texto que sejam de sites diferentes e que explorem textos ancoras diferentes. No entanto, nem sempre é fácil e rápido ter links.

Ao longo da busca de links, evite a todo custo técnicas típicas de burlar o sistema. Essas são chamadas de técnicas de black hat.

Felizmente, ainda temos poucos conteúdos de nichos explorados em português do Brasil o que facilita e possibilita que bons conteúdo cheguem nas primeiras páginas com poucos links externos.

Produção de Conteúdo Focado em SEO

No fim das contas, não adianta muito ter técnicas de SEO se você produz conteúdo e para. É essencial manter a produção de conteúdo constante.

Ademais, não basta produzir conteúdo de forma constante. Seu conteúdo deve ser original e não ter duplicação nem mesmo dentro do próprio site.

O Melhor Guia Gratuito de SEO

Ao longo de 4 anos estudando sobre marketing digital, o melhor conteúdo de SEO que eu já tive contato foi o Guia Avançado de SEO da QuicksProut, uma das empresas de Neil Patel.

O Guia Avançado de SEO da QuicksProut é um conteúdo super completo de SEO. A única desvantagem é que ele está escrito em inglês.

Caso você tenha habilidade de leitura no inglês, eu super recomendo que você leia esse conteúdo porque ele é o simplesmente o que existe de melhor e mais completo material sobre SEO gratuito na internet.

O segundo melhor guia de Search Engine Optimization

O segundo melhor guia é, na verdade, um guia para iniciantes que eu recomendo que você leia por completo, segue o link do Beginners Guide to SEO da Moz.

O Guia da Moz também é super organizado, dividido em 10 capítulos, e também é escrito em inglês.

Ferramentas para Otimização de Busca

Profissional atuando em otimização para buscadores como o google
FirmBee / Pixabay

Existem dezenas de excelentes ferramentas para você fazer um bom Search Engine Marketing (SEM) usando técnicas de otimização de conteúdo para buscadores.

A ferramenta mais básica e que você não pode deixar de ter é o Google Search Console que era chamado de Google Webmaster Tools.

  1. SEM Rush
  2. LinkMiner (extensão do Google Chrome)
  3. MOZ
  4. Quicksprout

Carreiras que precisam conhecer de SEO

Basicamente, todo profissional de marketing digital deve ter o conhecimento mínimo de SEO, mas os seguintes profissionais não podem deixar de saber e se atuar quando o assunto é otimização para mecanismos de buscas:

  1. Gerente de Marketing
  2. Analista de SEO
  3. Analista de Marketing de Conteúdo
  4. Analista de Desenvolvimento Web para Site Corporativo
  5. Redator de Conteúdo para Internet
  6. Revisor de Conteúdo para Internet

Lista de material sobre SEO que eu recomendo a leitura

Bem, diga-me nos comentários qual foi o melhor texto sobre SEO que você já leu na internet para que possa melhorar esse conteúdo e adicionar também o seu melhor texto nas referências .