Home Inbound marketing Afinal, o que é a jornada de compra?

Afinal, o que é a jornada de compra?

Jornada de compra

O inbound marketing é sobre entregar o conteúdo certo para a pessoa certa e no momento certo.

No artigo “O beabá do inbound marketing você leu sobre o assunto e entendeu o que é o conteúdo certo.

Assim como artigo Buyer personas e a importância para o seu negócio foi essencial para que você entendesse quem é a pessoa certa.

Agora na jornada de compra você entende o momento certo e então compreende o significado geral sobre esse termo fundamental do inbound.

O que é a jornada de compra?

Quando você toma sorvete, em geral acontece assim: você tem vontade de tomar sorvete, então pensa se quer comprar, aí analisa as opções e pesquisa qual vai querer e finalmente compra o seu sorvete e fica satisfeito.

Essa foi a sua jornada de compra do sorvete.

A jornada de compra é o caminho que toda pessoa percorre até chegar a uma compra e conta com quatro etapas:

  1.  Aprendizado: o potencial comprador ainda não sabe que tem um problema;
  2. Conhecimento: o prospect está enfrentando e expressando os sintomas de um problema ou oportunidade;
  3. Consideração: o prospect já definiu claramente e deu nome ao problema ou à oportunidade;
  4. Decisão: o prospect já decidiu sua estratégia, método ou abordagem para a solução.

Você poderá conferir a fundo as etapas da jornada de compra mais à frente.

Uma estratégia de marketing eficiente é basicamente fundamentada em ser capaz de identificar em quais momentos o visitante está.

Afinal, você precisa entender o que seus potenciais clientes querem e o que está passando pela cabeça deles em cada momento para conseguir entregar conteúdo relevante.

Segundo a SiriusDecisions, em 67% das vezes, a decisão de compra já está completa antes que o cliente tenha o primeiro contato com o vendedor.

Portanto, tendo a sua jornada de compra bem definida, você consegue utilizar o seu conteúdo de forma inteligente para que o cliente o encontre quando estiver procurando informações.

Ela é importante para que você consiga mapear em que etapa o lead está, afinal nem todas as pessoas estarão no mesmo estágio (aprendizado, conhecimento, consideração e decisão).

Você precisará desenvolver um conteúdo para as pessoas que estiverem em cada uma dessas etapas e é por isso que a jornada de compra é tão essencial para o seu trabalho de inbound marketing.

Jornada de compra x funil de vendas

Jornada de compra do Inbound Marketing

Os dois conceitos caminham juntos dentro da sua estratégia de marketing para que você consiga compreender a melhor maneira de se conectar com os seus visitantes, por outro lado, eles não são iguais, confira:

  • Jornada de compra: processo que o cliente passa até a decisão de compra do produto ou serviço
  • Funil de vendas: mostra a jornada do cliente, indo do início até a conversão e tem suas etapas de topo, meio e fundo de funil diretamente interligadas às etapas da jornada de compra.

Os dois têm o mesmo objetivo: atrair, converter em leads e encantá-los e transformá-los em embaixadores da marca.

Portanto, lembre-se sempre ao montar o seu plano de marketing que a jornada de compra é o processo pelo qual o cliente passa, enquanto o funil de vendas é a técnica utilizada para acompanhar a trajetória.

As 4 etapas da jornada de compra

Como visto anteriormente, a jornada de compra possui 4 etapas e, aqui, você irá aprender de maneira mais aprofundada sobre cada uma delas. Vamos começar?

Aprendizado

Como dito anteriormente, na primeira etapa da jornada de compra o potencial cliente ainda não sabe se tem um problema. 

Logo, o ideal é produzir conteúdos informativos a fim de sanar dúvidas básicas referentes ao serviço ou produto oferecido pela sua empresa. 

Dica: compartilhe conteúdos que tirem dúvidas e ajudem de fato o consumidor, mas sem citar seu produto ainda.

Exemplos de pautas: X benefícios que o inbound marketing pode trazer para a sua empresa; O que é inbound marketing?; Como um profissional de marketing pode ajudar a sua empresa.

Conhecimento

No segundo estágio, para um prospect que enfrenta um problema ou oportunidade, o senso de urgência fala mais alto do que tudo. Ele precisa de algo que realmente possa ajudá-lo.

É necessário, antes de tudo, deixar o possível cliente interessado a ponto de fazê-lo querer tomar alguma atitude com relação à sua situação atual.

Dica: fale mais sobre as funcionalidades que o seu produto ou serviço oferece.

Exemplos de pautas: X motivos que levam uma empresa a perder clientes; Por que a sua empresa não consegue vender? ; Como fazer a sua empresa aparecer no Google em X passos.

Consideração

Na terceira etapa o cliente inicia pesquisas mais aprofundadas, a fim de conhecer melhor todas as opções que podem auxiliá-lo numa resolução benéfica do seu problema.

As chances de o cliente escolher a sua marca é maior a partir do momento em você já marcou presença nas duas etapas anteriores à consideração.

Dica: crie uma necessidade de urgência apresentando todas as características, benefícios e aplicações do seu produto ou serviço. Faça com que o cliente sinta vontade de tomar uma providência naquele exato momento.

Exemplos de pautas: Como definir melhor as estratégias de marketing da sua empresa; Estudo de caso: como a empresa X conseguiu alavancar suas vendas; Como escolher a melhor estratégia de inbound marketing para a sua empresa.

Decisão

Parabéns! O cliente escolheu a sua empresa para solucionar o seu problema!

Enfim, na quarta e última fase o cliente toma a decisão final: a de efetuar a compra do seu produto ou serviço.

Você precisa orientá-lo traçando um comparativo da sua proposta com a dos demais concorrentes, mostrando, dessa forma, o porquê do seu produto ou serviço ser a melhor opção.

Dica: ofereça descontos personalizados ou testes gratuitos para que seu potencial cliente comprove na prática os benefícios do seu produto ou serviço.

Exemplos de pautas: Por que contratar uma mentoria em marketing?; A diferenças de custos entre a contratação de uma agência e a consultoria de marketing; Como funciona a ferramenta X.

Benefícios da jornada de compra

Investir na jornada de compras é um dos meios mais eficazes de alcançar sucesso em vendas com a sua marca. Através dessa técnica é possível atrair mais clientes em potencial no momento certo. 

O bom acompanhamento das etapas pelas quais o cliente passa até a compra do produto ou serviço propriamente dita garante muito mais chances de sucesso. Entre seus benefícios estão:

  • poder identificar em que momento o andamento da compra está;
  • estreitamento do relacionamento com os clientes;
  • melhoria na comunicação entre empresa e cliente;
  • estabelece um modelo de vendas consultivas;
  • priorização o orçamento;
  • otimização da gestão;
  • aumento da produtividade;
  • aumento da conversão.

Quanto mais se tem uma estratégia de marketing bem estruturada, mais chances de resultados positivos a sua empresa tende a conquistar.

Mas é importante lembrar que todo esse êxito com os clientes não pode, em hipótese alguma, ser abandonado após a negociação concluída. 

Continue oferecendo conteúdos cada vez melhores, indo além da jornada de compra. Os resultados disso são bastante significativos para a sua empresa.


Confira mais orientações e dicas como essas em nossos artigos sobre inbound marketing.

Aproveite e baixe também o nosso ebookInbound marketing: um guia completo para criar estratégias eficientes”.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here